terça-feira, 15 de janeiro de 2013

REI DAVI, A CORAGEM DE SER MADURO.

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.
2 Samuel 12:13
Um dos Personagens mais adorados na literatura bíblica por vários povos e culturas. Para alguns imperadores e generais, reconhecidamente um modelo de estrategista de guerra. Para alguns presidentes e governadores, um excelente administrador. Para as crianças um herói bíblico, digno de estar nas fantasias e brincadeiras delas; qual menino que tenha escutado a historia de Davi e Golias, não queria ter sido ele naquela batalha épica?
Pois bem, a historia de Davi se resume na vida de um homem que começou sendo o ultimo de sua casa, sendo o caçula de uma grande família, um simples pastor de ovelhas, e que se transformou em um guerreiro vitorioso e terminou seus dias como sendo o Rei de Israel, com a promessa que de sua geração veria o Messias, o qual Israel aguarda ate hoje, e que os cristãos o identificam como Jesus de Nazaré.
Mas Davi como qualquer outro ser humano que se preze, não teve apenas em sua historia registrada as suas vitorias e conquistas (Graças a Deus!). A Bíblia é um livro maravilhosamente verdadeiro, ela mostra também as vergonhas, as derrotas e as atitudes não tão dignas. Davi em questão, foi um homem que fez também coisas como roubar pra comer, matar um homem para casar com a esposa deste, mentiu pra manter-se vivo no meio dos inimigos, em fim como já havia dito, um ser humano comum, igual a qualquer um de nós.
Mesmo com todo este comportamento e mau testemunho, que seria motivo de escândalos e fofocas na maioria de nossas igrejas, a Bíblia, assim mesmo, diz  que ele era segundo o coração de Deus .
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.                                                                                             Atos 13: 22
Apesar de todos falarem e exultarem suas qualidades como alguém com coragem de matar leões e gigantes, e lamentarem sua covardia de sacrificar uma alma pra se livrar de uma ação indesejada, poucos percebem que de todas as suas características a que mais o diferenciava, a meu ver, era esta simplicidade de que quando tomava ciência de seu erro, aceitava-o  como seu próprio, sem desculpas, sem transferências, como que, repassando a culpa para outras pessoas, ou para um momento que vivia ou para alguma coisa que aconteceu; simplesmente ele reconhecia seu erro e as consequências de seus atos. Sinal de maturidade, livre de qualquer sinal de orgulho.
Hoje, o cristão aprende de todas as maneiras a alcançar vitorias sobre seus Golias, aprendem a colocar a culpa de seus pecados sobre as costas do diabo, ou na incredulidade do mundo, ou na falta de fé de muitos irmãos menos fervorosos,  muitos lideres religiosos adoram usar como clichê para silenciar a voz da razão e do bom senso de suas ovelhas:
Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR.
1 Samuel 24:10
Dentro de textos fora de contextos como este, muitos falsos profetas fazem aberrações respaldando toda culpa e responsabilidade, por se considerarem “ungidos” do Senhor.
Em suma, de tudo o que podemos aprender com a vida deste Rei, talvez a mais importante é sobre sua maturidade, que acompanhou desde criança, e esta sempre baseou-se na realidade da verdade, simplesmente. Se não fosse para viver a intensamente a realidade com Deus, seria melhor então morrer. Viveu sem desculpas, sem meio termo, sem o orgulho de ser rei ou o ungido, apenas confiando totalmente na graça, misericórdia e juízo do Senhor.

Um comentário:

  1. Linda mensagem irmão. Que Deus continue abençoando o irmão e dando revelações como esta que nos ensinam, nos exortam e nos trazem esperança. Jesus é fiel.

    ResponderExcluir