sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NATAL OPORTUNO

José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,
e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:
é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”
                                                                                                                                                                                                        Lc. 2: 4- 14

Interessante como foi o primeiro Natal, e mais interessante parar e pensar sobre qual foi a estratégia de Deus, para preparar o cenário para a vinda do Messias, vejamos:

  1. Momento Inapropriado: Na véspera de Maria dar a luz a Jesus, um decreto imperial inesperado e inoportuno. Talvez Maria e José poderiam ter pensado: “Tantos dias para ter acontecido este recenseamento e tinha que ser logo agora. Neste exato momento em que Maria está com uma enorme barriga, carregando o Messias do mundo, logo agora! Humanamente falando não era o momento certo. Mas, só podiam aguardar no Senhor.
  2. Lugar Inapropriado: Após uma viagem de dias, aproximadamente 112 km, por um lugar seco e árido, conseguiram chegar na cidade de Belem, porém, seus problemas ainda não acabaram, pois a cidade estava lotada de gente. Devido a viagem lenta e muita cansativa que tiveram, por causa da gravidez de Maria, chegaram “atrasados” e estava tudo lotado. Não havia lugar para eles ficarem.
  3. Dores Inapropriadas: Para fechar a cena, após toda estas dificuldades humanas, Maria começa a sentir dores de parto, se eles estavam perto ou andaram ate a manjedoura não sabemos, o fato é que a viajem parou ali, ao lado de um cocho de alimentação de animais, onde então Jesus nasceu!

Mas esta linda historia não termina assim, sabemos que não. Deus Pai antes de tudo isto acontecer já havia falando para os Reis do Oriente, sobre a vinda do Rei dos Reis, alem disto, nesta noite, pastores homens simples do campo receberam a visita de milicias de anjos, os quais louvavam e anunciavam a eles o nascimentos do Cordeiro de Deus. Em seus devido tempos estes homens chegaram para o adorá-lo, ali mesmo onde estava. Não em um berço de ouro, mas em um simples cocho.
Queria deixar uma mensagem hoje, que me fez pensar. Dentro de tantas situações e condições inapropriadas, foi nesta condição que Deus fez o momento oportuno para o nascimento de Jesus. Parece contraditório, Deus tem uma eternidade inteira para criar um clímax para este evento, um show com muita pirotecnia, ou preparar tudo de forma que nem Maria e nem José passasse por qualquer tipo de stress. Parece, aparentemente, que tudo foi um acaso, uma sequência de situações desastrosas, tantas dificuldades para o nascimento desta criança que mudou a história do mundo e do universo. Mas Deus é assim mesmo ele usa coisas loucas para confundir os sábios, ele usa situações e condições inapropriadas para criar o OPORTUNO.

Querido irmão, se neste momento da sua vida você se encontra em alguma situação ou momento inapropriado, espere no momento OPORTUNO de Deus. É neste momento que as coisas acontecem. Creiam e louvem o louvor dos anjos, quando anunciavam o nascimento de Jesus dizendo:

Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”

Apesar de tantas situações inapropriadas, os anjos do Senhor lembravam aos homens que Deus quer o nosso BEM. Deus mandou seu único Filho para que nasce e morresse por nós, simplesmente porque Ele nos ama.

Um feliz Natal OPORTUNO a todos !!!!


Um comentário:

  1. Venho felicitar-lhe pela iniciativa, proposta e conteúdo de seu blog. Já o estou seguindo.

    Aproveito para deixar meu convite para que conheça também o meu blog, e se desejar retribuir, seguindo-o, sentir-me-ei honrado.

    www.hermesfernandes.com

    Juntos pelo Reino e por Sua Justiça!

    ResponderExcluir