terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O SER E O TER


Na vida cristão, temos desafios diários da hora que acordamos ate a hora de dormir, e algo que faz parte deste dia esta no fato de temos que DECIDIR, sobre o que vestir, o que comer, para aonde ir, o que estudar, aonde trabalhar , a hora de casar, em fim. A partir destas decisões escolhemos um caminho e as consequências que este caminho vai nos levar. Abrão e Ló em uma situação de conflito tiveram que tomar um decisão, eles teriam que separar-se

E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.
E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
 Gn.13:5-9

Mesmo, o patriarca Abrão tendo a prioridade de escolha por ser o mais velho e o líder daquele povo, preocupado com o seu conflito familiar, pela fé abdicou de seu justo direito e passou para Ló, este, sem nenhum constrangimento viu uma boa oportunidade de lucrar vantagem com a situação.
E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.

Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
Gn. 13:10,11

Ló cego pela sua própria cobiça e egoismo, escolheu a parte da terra que parecia mais prospera, mais bonita, mais rica, POREM, as vistas de Deus, este lugar tinha se tornado um lugar mau e de muitos pecados.

Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.
Gn. 13 :13

O resultado da historia podemos ver na continuação do texto vemos que no final Abrão herdou a promessa de toda a terra do Senhor, e Ló se não tivesse ajuda do seu tio patriarca teria sido roubado em tudo que tinha e depois seria morto.

A grande diferença entre os dois estava somente na decisão de SER ou no TER .

LÓ decidiu pelo TER , esta decisão se baseia, na oportunidade do lucro, na vantagem de sobressair, sem se preocupar com justiça de direitos.

ABRÃO decidiu pelo SER, esta decisão se baseia totalmente na Fé no Senhor Deus, sua preocupação
estava em manter a paz familiar do que com bens, mais interessado no lucro humano do que no lucro material.

O cristão deveria procurar a decisão do SER, suas decisões devem estar baseadas na fé, na edificação e nos interesses humanos


Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Rm. 14:18,19

Hoje teologia da prosperidade tem invadido as igrejas dando mais enfase as coisas do que as pessoas. Ensinam a decidir com base no TER. Claro que é bom possuir uma casa, um carro, ter dinheiro, mas, isto não é fundamental na vida do cristão, nossa fé precisa produzir frutos em nosso SER em nossa alma, se não for assim não sera fé.
Umberto Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário