quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A FIDELIDADE CONDICIONA UM CORAÇÃO INCONDICIONAL

Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele. 
Jó  13:15 (nvi)

Quem  teria esta consciência racional hoje, de falar isto à Deus?

Há um grande perigo de  Deus ouvir e levar a sério, querendo colocar a minha fé em prova.  O que vai acontecer? Quais serão as conseqüências?

Neste momento me lembro do grande Pedrão. Este apóstolo tão verdadeiro e rápido em expor suas emoções, que algumas vezes, perdeu a chance de ficar calado. Vejamos:

Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras.
E Jesus disse aos discípulos: —Esta noite todos vocês vão fugir e me abandonar, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Matarei o pastor, e as ovelhas serão espalhadas.”
Mas, depois que eu ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia.
Então Pedro disse a Jesus: —Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem.
Mas Jesus lhe disse: —Eu afirmo a você que isto é verdade: nesta mesma noite, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.
Pedro respondeu: —Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor! E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa.
Jesus foi com os discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: —Sentem-se aqui, enquanto eu vou ali orar.
Mt.26: 30 - 36

Parece que, movidos pela emoção do momento, os outros discípulos foram levados a concordarem com apóstolo Pedro. Mas, os discípulos acabaram fugindo e Pedro negando Jesus:

Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu.
Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem.
Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia.
Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo.
Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente. 

Mt. 26 : 69 – 75

Acredito que Pedro não falou para se sobressair sobre os outros. Realmente ele acreditou que poderia ser fiel, para com Jesus, até a morte. Na verdade, muitos anos depois ele foi até o fim no que disse, segundo a tradição histórica, que diz que Pedro morreu na cruz por pregar Jesus e as boas novas do Evangelho em Roma.
Mas, naquele momento ele não estava realmente preparado. E esta revelação de seu próprio caracter o fez sentir decepcionado consigo mesmo, ao ponto de chorar amargamente por toda a noite.
Em contra partida, esta noite foi crucial. Esta aparente queda serviu para Pedro como o fator de motivação para continuar em frente e testemunhar com sua vida as verdades que carregava.

Mas alguém pode estar perguntando, onde fica Jó nesta historia?

Aqui no Brasil, nós não temos tornados, mas acredito que é uma experiência muito forte, pois por onde ele passa nada fica como era antes. Lembrarmos que, quando Jó falou esta palavras, já havia passado um ‘tornado’ na vida dele.
Antes deste ‘tornado’, Jó tinha uma boa vida, tinha posses, família, saúde, em fim tudo que uma pessoa normal gostaria de ter.  Além disso, servia ao Senhor regularmente, por ele e pela sua própria família ( Jó 1: 1- 5), com profundo temor.
Jó se preocupava com tudo que acontecia dentro de sua casa, mas, após este ‘tornado’, não tinha mais nada, nem família, nem gado, nem saúde....
Entretanto, este homem não ficou conhecido na história até hoje, pela desgraça que o abateu, e sim por sua atitude de confiar em Deus em todos os momentos.
Vemos que ele não baseou sua vida na prosperidade material ou familiar, mas estava centrado totalmente no Senhor. Seus olhos, apesar de embaçados pelo choro e pela dor, não deixaram de contemplar a Gloria de Deus.
Seu primeiro estado de sofrimento se transformou em uma vida muito mais viva e cheia de alegria e honra.

Porém, qual foi a semelhança entre Jó e o apóstolo Pedro?

Ambos aprenderam muito mais na dor, no meio do choro, do que em momentos de festa e normalidade.

QUERIDOS IRMÃOS, quando as provas vierem sejam fiéis incondicionalmente. Em qualquer circunstância, lembre-se: é somente mais uma oportunidade para que seu coração amadureça e se torne incondicional; e para que sua comunhão com Deus, se torne mais verdadeira e real.
Para que tenhamos um coração que deseje agradar verdadeiramente o coração do Senhor, onde ele possa reinar sem receios, sem restrição. E então, chegar neste nível real de comunhão que Jó chegou; e dizer:

...“Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele”...

Um comentário: